Rejane Tamoto

Captura de Tela 2024-04-10 às 13.54.11

5 sinais de que suas finanças estão saindo do controle

 

Você já teve aquela sensação de que o dinheiro entra na conta e logo desaparece, mas não consegue saber exatamente como e nem por que? Ou talvez você se pegue sempre preocupado em pagar a fatura do cartão de crédito, sem nunca conseguir domá-la de verdade. Se você se identificou com essas situações, pode ser que suas finanças estejam saindo do controle. E nesse caso, o melhor é agir rapidamente e conversar com um profissional de planejamento financeiro, pois pequenos problemas podem se tornar desafios mais complexos, e que levarão mais tempo para serem solucionados. Conheça os cinco sinais comuns que indicam que é hora de fazer um check-up financeiro e buscar um profissional para reavaliar a sua situação financeira:

1. Não sei para onde o dinheiro está indo

Se você constantemente se vê no zero a zero no fim do mês, ou seja, gasta exatamente tudo o que recebe, e não consegue entender porque tem tantas despesas e quais são elas, este é um sinal claro de que suas finanças estão escapando do seu controle. Pode ser que você esteja gastando mais do que pensa em itens de pequeno valor que, somados, se tornam significativos. É o momento certo de fazer uma pausa e começar uma organização e classificação dos seus gastos e receitas. 

2. A fatura do cartão de crédito tem vida própria. Não consigo domá-la!

Você sempre se depara com uma fatura de cartão de crédito alta e é uma batalha constante para pagá-la? Se você não consegue acompanhar os gastos do cartão e acaba se surpreendendo com o valor total da fatura, é hora de começar uma organização e classificação destas despesas para entender quanto no total tem em parcelamentos e assinaturas. Junto com um profissional de planejamento financeiro pode reavaliar seus hábitos de consumo, prioridades e repensar o uso do cartão de crédito.

3. Trabalha demais e não sobra dinheiro para aquela viagem

Você se esforça ao máximo no trabalho, mas mesmo assim parece que nunca sobra dinheiro para realizar aquele desejo de viajar ou ter mais momentos de lazer. Se você se vê preso em uma rotina de trabalho incessante sem conseguir aproveitar a vida, e muitas vezes faz trabalhos extras para ganhar o suficiente para pagar as contas, é hora de saber com o que está gastando para repensar suas prioridades financeiras. Se estiver compensando o estresse com gastos supérfluos, usando a famosa desculpa “eu mereço”, é um bom momento para conversar com um planejador financeiro para encontrar um equilíbrio na sua relação com o dinheiro, trabalho e lazer.

4. Aconteceram coisas inesperadas e comecei a usar o limite do banco

Situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento, mas se você recorre frequentemente ao limite do banco para lidar com essas emergências, é um sinal claro de que suas finanças não estão preparadas para imprevistos. É importante ter uma reserva de emergência para lidar com essas situações sem recorrer a empréstimos ou ao limite do cheque especial do banco. Um planejador financeiro pode ajudar você a organizar suas finanças para investir na construção da reserva de emergência e a se proteger de dívidas. 

5. O salário não é o suficiente para pagar as contas do mês e preciso de ajuda

Se você se vê constantemente lutando para pagar as contas obrigatórias do mês com seu salário e precisa pedir ajuda financeira para amigos ou familiares, é um sinal claro de que suas finanças estão em apuros. É importante buscar ajuda profissional para reorganizar suas finanças e evitar que a situação se agrave ainda mais. Junto com a organização financeira, é importante avaliar a possibilidade de fazer renda extra para garantir o equilíbrio financeiro hoje e a realização de sonhos amanhã. 

Se você se identificou com algum desses sinais, não se desespere. Reconhecer que suas finanças estão saindo do controle é o primeiro passo para a mudança da sua vida financeira. Com planejamento, disciplina e ajuda profissional, é possível superar esses desafios e construir um futuro financeiro mais saudável e seguro.


Clique aqui e marque uma conversa para saber como 

 

COMPARTILHE ESSE POST

Whatsapp
Vamos planejar?
Bem-vindo! Vamos planejar suas finanças?