Rejane Tamoto

Lifestyle portrait of an attractive smiling woman driving a car, confident driver. Young beautiful lady with fastened safety seatbelt driving silver modern car. Girl on car trip, looking at camera

Tem veículo? Saiba se vale aproveitar os descontos nas taxas e no IPVA

A partir desta segunda-feira (04/01) é possível acessar descontos na taxa de licenciamento e no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Por causa do reajuste que ocorreu neste ano, o desconto na taxa de licenciamento será maior, de 40% para quem pagar até o dia 14 de janeiro. Assim, quem optar pelo licenciamento antecipado pagará R$ 98,91 em vez de R$ 131,80 – valor que passa a valer a partir do dia 15.

Já o desconto de quem paga o IPVA antecipadamente e à vista é menor, de 3%. Neste ano não será cobrado o valor referente ao seguro DPVAT.

Muitos me perguntam se vale a pena pagar tudo antecipadamente para aproveitar os descontos. A resposta é sim, desde que a pessoa tenha reservado o valor para honrar esses compromissos de início de ano.

Também vale a pena sacar da reserva de emergência e quitar tudo com desconto. Isso porque o rendimento de aplicações em renda fixa, como a poupança, não são maiores do que os descontos oferecidos nessas taxas.

Para quem não vale a pena? Para o endividado, quem não guardou dinheiro para essas despesas ou não tem reserva de emergência para utilizar.

E nada de pegar empréstimo ou usar o limite do cartão e do cheque especial. Com certeza, pagará mais juros do que vai economizar nessas taxas e impostos.

Nesse caso, o melhor é aproveitar o começo de ano para organizar o orçamento e pagar o licenciamento e o IPVA dentro do prazo, de acordo com a placa do seu veículo. Vale parcelar o imposto, mas não vale pagar multa por atraso.

E para quem é da época do papel, como eu, um lembrete: todos esses pagamentos devem ser efetuados pelo internet banking ou caixa eletrônico, já que desde o ano passado o boleto não é mais enviado para casa pelo correio.

COMPARTILHE ESSE POST

Whatsapp
Vamos planejar?
Bem-vindo! Vamos planejar suas finanças?